A otorrinolaringologia certamente foi uma das especialidades médicas que mais cresceu e evoluiu tecnicamente nos últimos 20 anos. Conhecida pela população apenas como a especialidade que cuida do nariz, ouvidos e garganta, a otorrino hoje apresenta um campo de atuação muito vasto e diversas interfaces com outras especialidades médicas, como: neurocirurgia, neurologia, pediatria, geriatria, cirurgia plástica e cirurgia de cabeça e pescoço.
A formação inicial em otorrinolaringologia é realizada através de treinamento em centros de ensino reconhecidos pelo MEC e/ou pela ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) com duração mínima de 03 anos, nos chamados programas de Residência Médica ou Estágios de Especialização. Anualmente, a ABORL-CCF realiza o concurso para obtenção de título de especialista visando ratificar a competência técnica dos otorrinos aprovados.
Após esse período de formação inicial, o otorrino pode aprofundar seus conhecimentos através dos cursos de sub-especialização (Fellowship) oferecidos em algumas instituições de reconhecida excelência acadêmica do país, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Sub-especialidades disponíveis na nossa clínica:
- Rinologia (Cirurgia Endoscópica Endonasal e Base do Crânio)